Sustentabilidade vem se tornando uma tendência mundial, ao redor do mundo as pessoas e empresas passaram a compreender a importância da preservação ambiental, e um dos principais problemas para isso é o plástico. Por isso muitas empresas buscam alternativas mais responsáveis.
O frenesi sustentável influencia decisões, mas confusões são feitas por pessoas sem informação, muito se fala sobre biodegradável e oxidegradável, mas a diferença entre eles é primordial para um ambiente mais sustentável.
A principal diferença entre esses dois tipos de produtos está na forma como se decompõem. Os produtos biodegradáveis se decompõem através de microrganismos que convertem a estrutura plástica em matéria orgânica, causando menos impacto ambiental.
Quando se trata de oxidegradável o problema começa na fabricação, nessa etapa aditivos responsáveis por gerarem reações químicas que iniciam o processo de decomposição do plástico são incluídos, as reações químicas iniciam a decomposição, liberando metais pesados danosos ao meio ambiente e transformando o plástico antes visível em micropartículas que permanecem no meio ambiente, impedindo a reciclagem.
Frequentemente esses termos são usados para passarem a ideia de sustentabilidade, é preciso consciência da diferença entre esses produtos para não ser enganado. Com informação é possível criar hábitos que realmente ajudem o meio ambiente e protegem o nosso futuro, e para isso é importante trabalhar com empresas que se comprometem verdadeiramente com o meio ambiente, assim como a Zerust.